sem moderação

sem moderação

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Questão de gosto. Eleições 2012


Texto: Sadraque Santos
Foto Ilustrativa (Google)
O que mais se comenta politicamente no município nos últimos meses é sobre a campanha eleitoral voltada apenas para dois candidatos. Isto, por que Luiz Soares e Jorge Cheles já assumiram que vão concorrer ao pleito nas eleições 2012.
Como é de costume, o atual gestor, Olyntho Alves Moreira, ainda deixa os seus eleitores e não eleitores com uma considerável margem de dúvidas acerca da sua suposta candidatura.
Muitos acreditam que o jogo de Olyntho está traçado até mesmo contra o Jorge. Outros acreditam que ele não abrirá mão da reeleição e terá Jorge como vice na sua chapa. Em uma das hipóteses, teríamos três candidatos, repetindo o feito de 2008. E esta é a única chance que Olyntho ainda acredita que poderá sair vitorioso. Razão que o justifica é se encontrar sempre na terceira colocação nas recentes pesquisas, perdendo sempre pra Jorge Cheles, que vem ocupando a segunda.
Agora você, eleitor, deixe a sua opinião aqui.
A questão é: E se Olyntho for candidato?

terça-feira, 29 de maio de 2012

A pé, de Grajaú - Maranhão, Edvaldo se encontra em Potiraguá-Bahia

Pousando para a foto de lembrança
Texto: adaptação e edição de Sadraque Santos
Fotos: Sadraque Santos
O maranhense José Edvaldo Souza Silva, 43 anos tinha vontade de conhecer o Sul do Brasil, mas não tinha dinheiro para viajar. Há cerca de nove anos Decidiu realizar o sonho de qualquer maneira: saiu a pé de Grajaú, interior do Maranhão e foi em direção a Chuí (RS).
José, gostando da idéia, resolveu conhecer o Brasil inteiro, caminhando pelas rodovias desde 2003 e conta ter cruzado 16 Estados e mais de 900 cidades. Em cada cidade, manda uma carta para amigos em Brasília.
 – “Envio as cartas para que o selo seja o registro de que estive na cidade.”
Diariamente, ele percorre, em média, 50 quilômetros. Durante esta jornada, realizada a pé, e sem aceitar caronas, já conheceu grande parte das diversas culturas brasileiras.
Edvaldo no estúdio dando entrevista em Potiraguá
– “Pego o mapa e sigo. Visto minha camisa da Seleção Brasileira e me apoio em um cajado. Geralmente as pessoas me ajudam. Faço um pedido e mostro quem eu sou. Acredito que estou fazendo uma Rua no Brasil – revela, com humildade.
Analfabeto, conta com a ajuda de desconhecidos para comer e dormir. Na mochila, uma garrafa de água, uma caneca, um lenço e roupas íntimas, além de um mapa do Brasil. José se veste com uma surrada camiseta da Seleção Brasileira e porta uma bandeirinha do seu país. O maranhense já trocou o calçado dezenas de  vezes para evitar dores na coluna.
Comecei a andar em 2003 após uma reunião com amigos. No fim, quero escrever um livro sobre tudo o que vi – revela.
Silva é semi-analfabeto e sofre de daltonismo. Só enxerga as cores vermelha, verde e amarela. Esta é a cor predominante de seus objetos, sua referência. A maior dificuldade é o cansaço, superado com a ajuda da fé.
No pescoço, Silva leva uma medalha de São Bento e dois crucifixos.
Saindo de Potiraguá nesta quarta-feira, partirá com destino a Porto Seguro, de onde seguirá para o estado do Espírito Santo.
A mensagem que Silva leva é de paz e amor. E a que recebe por onde passa tem sido de generosidade e hospitalidade.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ELEIÇÕES 2012 SERÁ FÁCIL EM POTIRAGUÁ?


Quais serão os discursos dos candidatos a prefeito de Potiraguá em 2012?
Certamente, pensaremos:
“Ufa!! Quantos assuntos serão alvo de tantos apelos e aberrações!
-Será “fácil aprontar um discurso para as eleições de  2012, pois as lacunas estão muito visíveis enquanto se pode achar.”
A questão a pensar se encontra justamete nesta facilidade. Será possível, que estejamos numa praça pública ouvindo vozes como se fosse um retorno. Um som com alto teor de reverb. As mesmas palavras vindas de lugares diferentes.


ADEUS CLUBE SOCIAL ACREPO. QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!


Texto: Sadraque Santos
Fotos: Rony Carvalho (Nova Dimensão Publicidade)
Há recordações que se transformam em momentos de alegrias na vida do ser humano, outras apenas a lassidão da mística tolerância. Você ignora o perfil  traçado para o futuro de Potiraguá, mas fazer o que?
O Clube Social Acrepo se tornou uma lembrança que jamais deixaremos de tê-la ou exercê-la.
O que nos leva à nostalgia é para todos, os significados da palavra abandono, desprezo pelo patrimônio público e histórico, um insensato coração.
Muitas vidas começaram ali. O amor, a posse de um prefeito, de um vereador,  a primeira formatura, casamentos, aniversários, bailes, palestras, cultos, etc. 

O prédio foi totalmente jogado ao chão aos poucos, e hoje serve apenas para alguns criadores de cavalos aproveitarem do espaço com os seus animais.
 O que há de se comentar, deixaremos para cada um de nós que passou pelo velho e inesquecível ACREPO.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A VOZ DA CIDADE QUASE FECHADA


Por falta de apoio cultural, comercial e de patrocinadores, o serviço de comunicação da Voz da Cidade, a nossa Rádio Interna de Potiraguá, poderá se fechar a qualquer momento.
A arrecadação oriunda dos serviços de publicidade comercial, programas de igrejas e outras atividades de propagandas não consegue atingir a meta para continuar com o contrato junto à empresa Super Som Disc Tape.
A partir do dia 21 de maio a cidade, certamente perderá o seu único meio de informação popular, divulgação, publicação e utilidade pública. Para muitos, uma boa notícia, para outros, uma perda da comunicação.
Desde o início do ano de 2012, a direção tem tentado levar os serviços de comunicação, informação, programas religiosos e culturais ao ar, mas infelizmente, não há como manter o projeto sem incentivo de anunciantes, igrejas e patrocinadores.
É de suma consideração, ressaltar que o trabalho de Sadraque Santos, até o momento foi voluntário e acima de tudo, dedicado. É também apreciável lembrar, que havia até o final do ano passado, um apoio econômico considerável da empresa Construtora Sol LTDA para a manutenção da Rádio, firmando sempre a parceria com a Super Som Disc Tape.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SECA NA BAHIA - começa racionamento em Vitória da Conquista

O site da Rede Globo destacou, nesta quarta-feira, o racionamento de água em Vitória da Conquista e como a população vem se adaptando a este momento. A matéria é do repórter Ramon Ferraz e do repórter cinematográfico Geraldo Júnior, exibida no bloco estadual do Jornal Bahia Meio-Dia, na TV Bahia (Afiliada Rede Globo).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A PALESTRA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CAMPANHA - FOI UM SUCESSO


A palestra Planejamento Estratégico de Campanha realizada pela MS Consultoria, Marketing e Pesquisa foi um sucesso. Com mais de 120 pessoas presentes, entre prefeitos, vereadores, pré-candidatos, secretários e lideranças de 27 municípios da região: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Firmino Alves, Governador Lomanto Júnior, Gandú, Ibicaraí, Ibicoara, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itapitanga, Itarantim, Jequié, Mascote, Potiraguá, Porto Seguro, Pau Brasil, Ubatã, Uruçuca, Ubaitaba, Teolândia, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A atividade lotou o auditório do Palace Hotel em Itabuna.
Durante a manhã do último sábado, 5 de maio, o Consultor de Marketing Político, Magno Santos e o Ex-Assessor do TRE e Procurador do Município de Salvador, Dr. André Carneiro, explicitaram sobre a importância do planejamento organizacional e o respeito à legislação eleitoral para uma campanha vitoriosa.
A abertura do evento foi feita pelo experiente e vitorioso consultor Magno Santos, que falou sobre a importância da organização para vencer a batalha eleitoral. “Uma campanha eleitoral bem estruturada, com a apresentação de propostas e sem agressão aos adversários é determinante para o êxito de uma campanha”, afirmou Magno Santos, diretor da MS Consultoria.
Em seguida foi à vez do Dr. André Carneiro. Durante a sua palestra ele ressaltou os pontos mais importantes para que o candidato respeite a legislação eleitoral e assim consiga êxito na sua campanha. Segundo o Dr. André “A batalha eleitoral hoje é dividida em duas eleições. Uma eleição convencional, o eleitor, o voto e a urna e a pós-eleição, que é comprovação jurídica perante o TRE”.
Para MS Consultoria, foi uma honra realizar tão esclarecedora palestra para os pretensos candidatos da nossa região, pois o evento deu a oportunidade para os pré-candidatos a prefeitos e vereadores, que disputarão as eleições de 2012, sanar suas dúvidas com relação aos desdobramentos que ocorrerão na campanha eleitoral deste ano.



Vetar o direito da cidadania e da democracia. Isso é crime?
Por Sadraque Santos

Foto da Rua Dois de Julho
 Quem quer ter uma demonstração de discriminação social e a isenção do cidadão ao direito da cidadania e da democracia, procure uma oportunidade de trafegar pela Rua Dois de Julho e confira de perto.
Depois de uma luta constante pelos seus direitos, uma família da referida rua não conteve mais os seus próprios ânimos e partiu-se para uma alternativa particular, deixando para trás todo o abandono público.
Há mais de 30 dias um esgoto que fica na direção da porta da família se encontrava completamente entupido por conta de um serviço anterior mal feito. Esta situação causou perigo aos moradores e, como dizia as vítimas do abandono, com a chegada da chuva, casas poderiam ser invadidas por bastante água.
Segundo um morador, a secretaria de obras e infraestrutura foi procurada por várias vezes, mas nunca obteve uma solução. Ainda diz, que ao procurar um servidor da secretaria, a resposta é que a Chefa encarregada pelos serviços proibiu o atendimento na localidade.
Resultado: A família mais afetada pelo problema contou com o apoio da vizinhança e pagou por um serviço particular com a finalidade de exterminar com o problema, porém, todo entulho e coliformes fecais foram jogados e espalhados pelo meio da rua, causando mau cheiro, mal estar e perigos de contaminação que poderá resultar em uma infecção aguda pela bactéria que causa consequentemente a Leptospirose.
O medo maior dos moradores era o perigo que a chuva poderia causar a uma viúva que reside sozinha na mesma localidade. 
Ironia: A Secretária de Obras mora logo ao lado do problema.


segunda-feira, 7 de maio de 2012


 O Potiraguá em Foco no Seminário da MS.

O Potiraguá em Foco foi convidado e compareceu no Seminário realizado pela MS Consultoria sobre as Eleições 2012 no Palace Hotel em Itabuna no último sábado (05).
A  dosagem exata entre emoção e planejamento numa campanha eleitoral foi debatida na manhã de sábado (5) num seminário  promovido pela MS Consultoria.  O evento teve palestras sobre o planejamento, como coordenação política e estratégia de comunicação,  e a assessoria jurídica, fundamental para não permitir ações que ferem a legislação eleitoral.
Cerca de 100 pessoas, entre prefeitos, vereadores e candidatos ao Legislativo e Executivo no Sul da Bahia, participaram do seminário, que contou com o apoio da Amurc. “Uma campanha eleitoral bem estruturada, com a apresentação de propostas e sem agressão aos adversários é determinante para o êxito de uma campanha”, afirma Magno Santos, diretor da MS Consultoria.
O Potiraguá em Foco foi representado pelo seu diretor e editor Sadraque Santos e pelo jornalista Ramon Ferraz.
 Texto: BLOG DO THAME
Edição do Texto: Sadraque Santos
Foto: SAdraque Santos

quinta-feira, 3 de maio de 2012





PT de Itarantim  homenageia os trabalhadores.

Uma programação elaborada e realizada pela frente Petista de Itarantim se concretizou com um número volumoso de pessoas da cidade nesta última segunda-feira (30), antecipando a homenagem aos dias do trabalhador.
Uma estimativa acima de 3.000 pessoas formou uma grande multidão que se encontrava na Praça, no centro da Cidade.
Os organizadores, Kleber do PT, Rodrigues, João Salomão e outros que auxiliaram a comissão ficaram satisfeitos com a presença dos que ali se encontravam.
Um vídeo alusivo ao dia dos trabalhadores montado com a participação de servidores de vários seguimentos culturais e econômicos foi exibido por duas vezes durante a programação e chamou a atenção dos telespectadores. Pela obra significante da valorização do cidadão itaratiense, o objetivo da exibição foi alcançado, trazendo à memória do indivíduo o raciocínio de um projeto participativo e não apenas uma mera realização cinematográfica.
A programação foi recheada de participação que, certamente, a qualificamos como atração “simples”, mas que conseguiu agradar ao bom entendimento humano.
Parabenizamos a comissão e as lideranças petistas pela homenagem prestadas aos trabalhadores.