sem moderação

sem moderação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

EVENTOS E FOFOCAS

* Alunos da rede municipal e estadual já retornaram às aulas. Já começaram as aulas e as buscas pelas pesquisas na internet comçaram junto. Parece que as aulas ficaram limitadas às cópias de assuntos e notícias encontradas na internet. Alguns professores andam descansando enquanto os alunos "pelejam" pelas páginas citadas nas salas. Professores apenas ditam os assuntos que lhes interessam e mandam os alunos partirem ao encontro. Temos encontrado situações lamentáveis referente ao aprendizado educacional em Potiraguá. Segundo os alunos, existe professor que não tem a mínima idéia do assunto a ser pesquisado. Dizem que não há se quer uma explicação sobre o tema. Não é abordado nas salas e quando o aluno pede para o mesmo definir tal tema, percebe-se que o professor não sabe e fica deixando os alunos sem resposta. Além disso, o pior; os alunos também não estão lendo e nem mesmo pesquisando e trabalhando o tema. Segundo eles, "são ordenados as vezes a digitarem a suas idéias ou fazer uma conclusão, “quando isso acontece”, que é raridade". E bate-se de frente a uma realidade que é nua e crua: A minoria absoluta desses sabe digitar e, muitos ainda nem sabem como abrir um computador, e acredito que até mesmo certos professores se encontram nessa situação. Não quero ser raquítico em relação à informática, mas somos sabedores que ela ainda não estar ao alcance de todos. Por essa razão, os alunos estão pagando para pesquisar e, conseqüentemente pagando para apresentar um trabalho ao professor que o tornará numa nota elevada ou baixa. Depende da condição econômica de cada um. Na verdade, existem trabalhos que exigem conhecimento profissional na área da informática, e eles não foram instruídos ou treinados com precisão. A melhor idéia é incluí-los na informatização, entretanto, que os mesmos sejam munidos de subsídios para alcançarem os seus êxitos. PARA REFLETIR: Um soldado sem armas é arriscado!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O fato abordado é "PURA REALIDADE", tenho a "moral e condição" de afirmar isto, porque fui aluno. Têm-me muitas vezes como uma das referências de bons alunos de Potiraguá, mas admito que em um certo dia - e outros também -, fiz um trabalho (se isso pode ser chamado de "trabalho"), ou melhor, fiz uma cópia de uma pesquisa de outro cidadão, que não me interessei de saber o nome, de uma fonte chamada "internet". FOI BOM DEMAIS, HEHEHE... ESTAVA NO 1º HORÁRIO E PRECISAVA DA PESQUISA NO 2º HORÁRIO, NO MEIO DA AULA SAIR... FUI EM CASA... E NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL EU ESTAVA COM A PESQUISA NAS MÃOS. ENTREGUEI-A. E ACREDITE! GANHEI UMA BOA NOTA."
    Não façam isso, foi um erro! Acho que esta consciência não me deixou acostumar com este estilo de aprendizagem. Ainda bem que eu me preocupava de estudar as pesquisas que fazia, de saber sobre o assunto, mas eu não aceitava os conceitos de avaliações sobre os alunos que "alguns" professores tinham.
    Sou testemunha que os alunos chegam ao estúdio do meu pai (Sadraque Santos) pagando-o para que o mesmo (Sadraque) faça a pesquisa e na maioria das vezes faça todo o trabalho. Daí... vejo que na verdade o professor receptor da pesquisa e do trabalho avalia os conhecimentos do meu pai, (já que é o tal que faz o trabalho), que até mesmo estuda o assunto, o que raramente o aluno faz. Aí quando eu vi e ouvi professores da rede estadual dizendo que o autor da crítica não tinha a "moral" de atuar suas conclusões, me segurei para não rir, já que eles davam boas notas aos trabalhos feitos por ele.

    Também muito me impressionou professores conceituados na cidade dizerem IGNORÂNCIAS absurdas como essa: "quem é ele pra criticar? Que formação ele tem?"

    Eu respondo: ele é um cidadão como qualquer outro potiraguense e muitas vezes e em muitos assuntos mais preparado que certos professores da cidade de Potiraguá: de onde pode-se testemunhar erros de pontuação, Brasil escrito com "Z" etc. É VERDADE!!!

    Será que estes professores, autores desta afirmação idiota e ignorante, também é contra um analfabeto votar/fazer crítica à um político???

    Mas não posso deixar de afirmar que há professores de alto nível na cidade de Potiraguá, professores exemplares, que cumprem fielmente seu papel de maestros do saber, que sou eternamente grato por tudo que aprendi nessa etapa.

    Só se chateia aquele que tem o que temer!!!

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.