sem moderação

sem moderação

sexta-feira, 27 de março de 2009

ACONTECEU NO LEGISLATIVO

ONTEM, NA CÂMARA DE VEREADORES DE POTIRAGUÁ

Ontem, dia 26/03/2009, a sessão no Legislativo foi eclética. Teve um pouco de quase tudo. Mas o que se tornou mais importante, foi à presença e participação da Secretária Municipal de Saúde que, segundo o Presidente da Casa, foi um episódio voluntário da cuja.

A sociedade potiraguense anda reclamando de várias ocorrências e consideram por descaso o que ela considera por falta de atitude do governo atual. Os munícipes andam indagando por si mesmo sobre questões lentas e não executadas no que se refere à saúde. E o que mais se lamentam é sobre a questão do Programa de Combate à Dengue,aedes aegypit”. Porque demorou tanto?

Outro fato considerado pela sociedade, principalmente a do Distrito de Itaimbé, é a questão da falta de um médico com moradia no distrito, que possibilitaria o atendimento aos pacientes a qualquer momento, como é de costume. Haja vista que, na gestão de Dr. Olyntho, anterior a Salvador Brito, a saúde de Itaimbé foi um referência na região, bem como a da sede.

Eis a questão em pauta:

O que há?

Abordamos o assunto em todas as esquinas. Tratamos tudo isso como mera explicação incógnita, quer dizer: não há quem explique. E, sendo assim, nos aprofundamos em críticas sem controle e sem o conhecimento de fato, o qual proporciona inspiração até mesmo para quem prefere se mergulhar numa ignorância de abuso de poder se manifestar como o fantasma da notícia.

Bem, tudo isso se trata de uma manifestação popular, mesmo que seja tão pacata e singela, meiga, sem direção e sem juízo.

A atitude da Secretária de Saúde, voluntária ou não, foi de elevada consideração mediante a situação. A sua participação na Tribuna do Legislativo trouxe ao povo um pouco de explicação e esclarecimento. Ela: uma bem treinada e foi até elogiada. Pena que não nos conhece! Mas é isso ai. O povo ficou sabendo um pouco.

Conclusões:

Referente à demora da inclusão do município no Programa de Combate à Dengue, ela disse que não atribui à 14ª DIRES e nem ao poder executivo, e os candidatos a agentes do controle teriam que ser treinados e avaliados, um dos motivos. “A demissão ou admissão dos agentes cabe ao poder executivo, segundo as informações da 14ª DIRES”, disse ela.

Quanto ao médico estável para o Distrito de Itaimbé, disse que já tomou providências e jazem as portas. Absurdo foi o ocorrido com um médico que chegou até ficar no município por um dia e ainda deu plantão na maternidade Santa Terezinha, fato contado pelo vereador Joaquim Moreira, ainda na tribuna.

Segundo o vereador, dois funcionários mal intencionados aproveitaram a deixa e levantaram calúnias contra a população de Itaimbé; tal absurdo fez com que o profissional da medicina tomasse uma decisão de desistência e reincidiu-se do acordo.

O vereador Jorge Cheles pediu ao prefeito que abrisse as portas da prefeitura e disse que as portas fechadas se trata de uma falta de respeito à população. “A prefeitura é o principal ponto de apoio da nossa comunidade”, disse ele.

O vereador Manoel Lisboa, pela terceira vez, pediu ao executivo providências a estabelecer segurança pública no Distrito de Itaimbé.

O vereador Carlos José Ferraz, na tribuna, afetuoso ao pedido do vereador Manoel Lisboa, disse que, considerando a situação de Itaimbé, o prefeito eleito não sabe por que veio. Considerou laudável a atitude da Secretária de Saúde e disse que outros secretários deveriam seguir o modelo da mesma.

O vereador Dr. Fernando Azevedo Brito contestou às reclamações do executivo referente às despesas da prefeitura e afirma, conforme provas, que há irregularidades nas colocações do prefeito em relação às finanças do poder público. ”Esse papo de não ter dinheiro nos cofres da prefeitura para efetuar os respectivos pagamentos fixos e outros não é verdadeiro”, palavras do vereador.

O vereador considerou o prefeito omisso, por não tomar providências mínimas necessárias e, ainda em seu discurso, exclamou: O povo não é cifra, o povo não é cifra! Em seguida, infundido pela sua indignação, disse que ele jamais aceitará a omissão.

O líder do executivo no Legislativo (ver. Joaquim Moreira) rebateu as acusações do vereador Fernandinho e mostrou várias irregularidades da gestão anterior. Comentou e apresentou provas de quanto foi o absurdo das locações de carros emitidas por Salvador Alves de Brito (ex- prefeito). E disso todo povo reclamava mesmo (PF). O vereador Nilton Pereira Reis seguiu o raciocínio do vereador Joaquim Moreira e citou outras várias aberrações da gestão anterior, e se apontou indignado com a atitude dos criadores anônimos de tal “TU VIU?”. Afirmou que as medidas jurídicas já foram tomadas na ordem federal e estadual e que já tem, em mãos, nomes de seis integrantes do incógnito fanfarrão.

Antes do encerramento, o vereador Antônio Oliveira sugeriu que a Câmara convidasse o prefeito para fazer esclarecimentos sobre as discussões que estão sempre em pauta. E o vereador Carlos José Ferraz pediu para que a próxima sessão seja realizada no Distrito de Itaimbé, logo teve apoio e aprovação de todos os colegas e o presidente os convocou para o dia 02 de abril.

NOSSA OPINIÃO: A participação da secretária, com fins informativos e abrangentes, se fizera importante para a Câmara e para os poucos que se encontravam no salão restrito ao público, para outros que preferem a brisa da noite, sentados na praça, bem como nas suas portas, mas não foi determinante para o povo em geral, apesar de que os boatos e fofocas não são limitados nas esquinas. Fato este, que predomina a falta de informações concretas, porque cada um diz o que quer, cria ou tem a sua interpretação. E como chegará aos ouvidos dos que ali não se encontravam: Os munícipes? Uma informação mais coletiva seria a melhor opção para o executivo. Ou quem sabe, usufruir dos únicos meios locais que, apesar da simplicidade, se tornam mais úteis para a comunidade. Falando nisso, não é admissível que um veículo escrito ou virtual sem respaldo moral, sem ordem, sem escrúpulo e sem identidade se tornara o único meio de informação de uma sociedade tão familiar e provida de inteligência. Mas bem, a Escritura diz: “Se o povo não clamar, as pedras clamarão”. Enquanto os inteligentes se afastam e brigam, os imbecis unidos estão! Em relação às portas fechadas da prefeitura, cabe ao prefeito distinguir o que isso significa perante o povo, e abrir ou não compete a ele somente. Mas que é desconfortante para quem está acostumado a encontrá-las sempre abertas, não haveremos de negar.

3 comentários:

  1. Sábias Palavras Sadraque Santos!!!

    Gostaria de acrescentar ao seu texto mais algumas palavras, com a sua permissão é claro.

    A cidade de Potiraguá anda mergulhada numa "escuridão". Ninguém sabe mais de nada, com relação aos fatos ocorridos na atual administração.
    * Até hoje ninguém sabe o porquê da Prefeitura estar fechada ao público, nem os próprios funcionários.

    * Porque tanta demora em implantar o programa de combate à dengue, deixando a cidade à mercê do mosquito.

    * Porque tantas pessoas de Itarantim ocupam cargos na Prefeitura? Será que em Potiraguá só existem pessoas INCAPACITADAS? Só o prefeito sabe.

    Algumas atitudes do prefeito devem ser louvadas, como por exemplo , o serviço de limpeza da cidade e reestruturação da Educação. Outras, nem tanto.

    O negócio é aguardar e deixar o prefeito e sua equipe trabalhar, lógico que não ficaremos omissos, e se virmos algo errado, mostraremos. Nossas críticas serão sempre construtivas.

    Aproveitando o espaço: Vai um recado pro vereador Biscoito:
    Para de falar besteira com relação ao TU VIU. O que Jefferson expressou foi a opinião dele com relação ao autor ou autores do TU VIU. Desde quando é probido achar que fulano ou beltrano fez isso ou aquilo?
    Vai se ocupar com coisa mais importante!

    Comentário feito por Charliston Thame Alves.

    ResponderExcluir
  2. Caro Charliston,

    Primeiramente, gostaia de parabenizá-lo por expor suas dúvidas de forma clara e sem ofensas.

    Realmente, é muito difícil explicar à população alguns fatos, como, por exemplo, o funcionamento da Prefeitura. É que, para o funcionamento pleno da Prefeitura, é necessário a contratação dos cargos comissionados (sem concurso) exigidos pelas leis municipais.

    Veja bem, se o Município não tem recursos não há como fazer essas contratações, razão pela qual a Prefeitura está funcionando com o mínimo possível de pessoas, o que não vem impedindo o atendimento em casos mais urgentes.

    Quanto aos agentes de dengue, quando a atual administração assumiu, não haviam agentes, pois os contratos feitos pela ex-gestçao se findaram em 31/12/2008.

    Assim, o Município teve que elaborar um processo simplificado de contratação e, após, efetuar o treinamento dessas pessoas para poderem atuar. Infelizmente isso realmente leva um pouco de tempo, mas a situação já está mormalizada.

    De relação às pessoas "de fora" que foram contratadas, isso de forma alguma quer dizer que "em Potiraguá só existem pessoas INCAPACITADAS".

    O que, de fato, ocorre é que, para alguns setores, realmente temos deficiência de mão-de-obra, embora para outros setores tenhamos pessoas com EXCELENTE NÍVEL DE CAPACITAÇÃO.

    É aquela história, nós podemos ter excelentes professores ou contadores, mas precisamos de um médico ou um enfermeiro, por exemplo.

    Significa que as pessoas que temos ao nosso lado são incompetentes? De forma alguma!!! Elas simplesmente não têm aquela especialização técnina de que precisamos no momento.

    Por fim, como bem observado, precisamos deixar o prefeito trabalhar. São somente 03 meses de governo!!!

    A situação do Município é bastante difícil e precisamos de pessoas dispostas a ajudar.

    Por isso, levanto aqui uma CAMPANHA para que procuremos a Secretaria de Ação Social para vermos a possibilidade de prestarmos SERVIÇO VOLUNTÁRIO para ajudar a colocar nosso Município em ordem.

    Eu já fiz isso... VAMOS TODOS FAZER O MESMO?

    ResponderExcluir
  3. TÚ VIU POTIRAGUÁ ESSE MES PERDEU O RECURSO DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMILIA JUNTO COM SEUS AGENTES E UMA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL ISSO EM DINHEIRO QUER DIZER MAIS OU MENOS R$15.000,00 ISSO POR FALTA DE COMPETENCIA DO PROFISSIONAL QUE PRESTA TAL INFORMAÇÃO JUNTO AO MINISTERIO DA SAÚDE

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.