sem moderação

sem moderação

sábado, 20 de setembro de 2014

''SEM TERRA'' - Do temporal à bonança – Associação dos Pequenos Agricultores de Potiraguá.

Texto: Sadraque Santos
Fotos: Sadraque Santos
É causadora de arrepios a história que os associados dos ‘’Sem Terra’’ nos faz relembrar ao falar sobre as suas lutas, do despejo, das dificuldades.
‘’Diante da situação que se encontra hoje, é difícil não relembrar do nosso pior momento, quando a gente viu as nossas casinhas sendo derrubadas, nossas plantações destruídas naquela época...’’ Disse um associado.

A Prefeitura Municipal está prestando um serviço de apoio fundamental para erguer de vez os interesses da associação, limpando, recuperando e construindo novos tanques, com expectativas de 100% garantida no processo da aqüicultura e da piscicultura. Com as máquinas adquiridas através dos programas federais, o poder executivo juntou forças junto às secretarias de agricultura, obras e transportes do município e colocou a mão na massa.
A Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura,
Irrigação e Reforma Agrária da Bahia), foi procurada e imediatamente enviou técnicos para auxiliar e orientar aos associados, estudando as condições estrutural, social, ambiental e econômica da região. Agora, com novos tanques e com todos os outros recuperados, será enviada uma quantia satisfatória de alevinos para o berço produtivo da associação. Segundo o senhor Dete, presidente da associação, a produção estará pronta para o mercado após o período de seis meses.

O Estado tem 1.200 km de costa, ocupa a 2ª posição no ranking nordestino da produção de pescado e é pioneiro na produção de tilápia em tanque-rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.