sem moderação

sem moderação

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O CONSELHO TUTELAR DE POTIRAGUÁ É INOVADOR

O Conselho Tutelar de Potiraguá se encontra com aspecto inovador. Criou uma nova marca e adotou uma nova carteira de identificação dos seus conselheiros. Como os outros espalhados no Estado da Bahia, o conselho é formado por cinco cidadãos escolhidos pela sociedade em eleição direta. Em Potiraguá, a lei que criou o Conselho Tutelar prevê que deve haver um Conselho. Como funciona o Conselho Tutelar? O Conselho Tutelar é um órgão de execução. Ao tomar conhecimento que uma criança ou do adolescente está em situação de risco, o Conselheiro deve procurar verificar in locu a situação e aplicar as medidas protetivas pertinentes, que o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza. Ele é um órgão colegiado e autônomo, formado por cinco cidadãos que passam a serem Conselheiros escolhidos pela sociedade em eleições diretas, a cada três anos. Todo cidadão pode votar. O Conselho Municipal faz publicar nos órgãos de impressa a abertura das eleições para inscrição de quem quiser se candidatar a conselheiro e atender os pré-requisitos para a função. Existe uma prova escrita e os candidatos aprovados estão habilitados automaticamente para concorrer às eleições. Um conselheiro tem a obrigação de atender as crianças e adolescentes em situação de risco, além de contatar e aconselhar os pais aplicando medidas. 140 Conselhos existem no Estado da Bahia A Bahia atualmente tem cerca de 140 Conselhos Tutelares espalhados nos diversos Municípios, mas esse número está aumentando a cada mês. A sociedade civil junto com o Poder Executivo, deve se mobilizar para criar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar. Quando a criação do Conselho não acontece, o Ministério Público aciona o Poder Público para que ele promova a criação, porque quem tem a obrigação de criar e manter os Conselhos é o Município. Na maioria dos Municípios, tem havido a iniciativa do Ministério Público para a criação dos Conselhos. A nova marca do Conselho Tutelar, foi uma doação da NOVA DIMENSÃO FOTOGRÁFICA.
A arte foi criada pelo fotógrafo e designer gráfico Sadraque Santos, que teve em sua idéia a liberdade e a vitória da criança.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar todos os membros do Conselho e , desejá-los sucesso no desempenho de seus trabalhos... .
    Conte sempre comigo naquilo que for de total enteresse da entidade.
    Um forte abraço do amigo Fabiano Batista.

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.