sem moderação

sem moderação

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Potiraguá corre o risco de cair ainda mais a qualidade da educação em 2011.

Por Sadraque Santos

Segundo informações que circulam nos bastidores da educação municipal, a Escola Joaquim Correia de Melo que pertence à rede estadual de ensino, será municipalizada ainda neste ano. Embora a decisão seja do governo do Estado, há um grande interesse oriundo do gestor municipal, pois o Joaquim Correia tem o melhor índice de desenvolvimento, tanto de ensino quanto à ordem de distribuição de recursos, se tornando assim há muitos anos a escola mais aspirada pelos pais e estudantes.
Como podemos considerar que o ensino da rede municipal entrou em terrível decadência nos últimos dois anos, cerca-nos uma previsão de que tornando esta decisão consolidada, a qualidade de educação sofrerá mais uma queda em 2011. Haja vista que em 2010, o potiraguá em Foco em parceria com o Potiraguá Informativo flagrou situações lamentáveis na rotina dos estudantes e cobriu-se de informações indesejadas relacionadas ao atendimento, transporte, merenda e outras grandezas consideradas super importantes para o desempenho de uma criança/adolescente estudante.
Esta é uma das razões do atraso do nosso município, perceptível a qualquer pessoa, residente ou não em Potiraguá.
Nosso município que é agraciado por professores qualificados, se vê num beco sem saída, quando a gestão não se move para uma educação centrada no desenvolvimento presente e nem tão pouco para o futuro. Mas convenhamos, o desenvolvimento na educação nem sempre é uma boa para quem governa! O povo fica sabendo e entendendo das coisas!!
Vários fatores contribuem para esta decadência . A começar de quando o aluno sai de casa para ir estudar. Um estudante, que mora na zona rural, tem que acordar por volta das quatro horas da manhã. Às cinco horas, em cima de um “pau de arara”, movido a botijão de gás (GLP – gás liquefeito de petróleo), ele vai para a escola, faça sol, faça chuva. Passa média de dez horas, entre ida e vinda, com apenas uma merenda escolar, isto, quando tem. A hora de voltar para casa é indeterminada, devido a atrasos do carro.
Em situações como estas, é difícil para uma criança ou adolescente sentir-se animado para os estudos. Com fome, prestar atenção às aulas é uma façanha.
O que se passa na cabeça de um jovem ao perceber que nem o próprio governo municipal se compromete com a educação?
A realidade é revoltante. Nossa equipe de reportagem flagrou alunos em total situação de risco. O bem mais precioso destes estudantes, a vida, é entregue à sorte do destino. Adolescentes são submetidos a perigo de incêndio ao fazer a recarga clandestina de botijão de gás. A eminência de acidentes é diária. Enquanto isso, um ônibus escolar, no valor de R$ 196.515,00, cedido pelo Governo Federal, através do Programa Caminho da Escola, enfeitava a garagem da prefeitura parado. O automóvel só foi visto nas ruas apenas depois da nossa investigação, contudo, os alunos continuam sendo transportados pelo “pau de arara”. Agora, imagine um filho seu nesta situação.

E tem mais, infelizmente. A creche municipal, por algumas vezes, pára as aulas, devido à falta de refeição de atendimento às crianças.

Um comentário:

  1. Ah! Sadraque, como às vezes se torna engraçado ler seus comentários. O seu sarcasmo faz brotar pensamentos fora do normal.
    Já que o interesse maior em municipalizar o Joaquim Correia é do gestor, será que já não é hora de Rosemberg mostrar seu poder? Afinal de contas teve muitos votos aqui.
    Quanto a ser a escola mais aspirada pelos pais e estudantes, não vou discutir com você, pois é suspeito para falar sobre isso.
    Outro aspecto curioso do seu texto é quando você diz: "Mas convenhamos, o desenvolvimento na educação nem sempre é uma boa para quem governa! O povo fica sabendo e entendendo das coisas!"
    Tem certeza que está incluindo Olyntho nessa relação? O ódio apagou todas as lembranças de quando conviveu com ele?
    É de longe o prefeito mais instruído e inteligente que Potiraguá já teve e por isso mesmo suas idéias são partilhadas com tão poucos. O nível de popularidade é baixo, justamente porque a política do pão e circo não é prioridade dele e infelizmente a maioria da população não tem essa visão. Se fosse o contrário ele nunca deixaria de governar essa cidade.
    E você sabe que aquele carro só vai onde o ônibus não entra para não deixar os alunos sem aula. Mas finge-se de cego. É uma pena.

    Mais uma vez te peço, publique o comentário já que o blog é imparcial como vc prega por aí. Será que passaria um vídeo de alguém falando bem dos benefícios que as obras estão trazendo? Acho que não...

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.