sem moderação

sem moderação

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O HOMEM DE 5 MILHÕES DE REAIS

Foi intensiva a tentativa da valorização do dinheiro nos últimos seis meses em Potiraguá, mas isso se tornou ainda mais claro entre os meses de agosto e setembro.
Em junho uma arrogância tomou conta do poder público quando imaginou ser importante tornar descoberta aos munícipes a existência de mais de 2,5 milhões nos cofres da prefeitura, ora desconhecido, mas que era real, porém para o conhecimento de poucos.
Como se o dinheiro fosse determinante para a motivação humana, tratando-se de persuadir aos “coitados’’, o dinheiro se tornou alvo de razão puramente acreditada em valores reais, grandes mercenários, capitalistas, egocêntricos.
A voz do poder era o dinheiro em suas mãos... “5,5 milhões em obras... Fulano de tal vai mandar muito dinheeeiro para Potiraguá, por isso você cidadão deve votar em quem vai mandar dinheiro, dizia o Homem de 5 Milhões de Reais”. “Os homens que têm dinheiro vão gerar mais empregos e renda para o município. Já contratamos muitas pessoas durante o ano de 2010. Por isso repito: vote em quem vai mandar mais dinheiro para Potiraguá. É por causa deles que já temos em caixa quase 8 milhões de reais”.
-Eu poderia usar aqui neste texto uma trilha sonora de filme de terror, mas como não se faz possível acrescentar, imagine que seja assim e continue.
Palavras são palavras. Umas com propriedade, outras são as palavras que aprenderam a falar com as palavras dos outros.
Pela palavra podemos conquistar e reconquistar, mas por elas também podemos perder o que já conquistamos. Elas podem se tornar um círculo vicioso para os abomináveis, afim de uma fuga sem escape.
O que falamos é quem determina atitudes, solidariedades, orgulho etc.
Estes dois fatores andam juntos, o dinheiro e a palavra. Por causa do dinheiro queremos falar mais alto, sermos arrogantes, soberbos, sem pena e sem misericórdia.
Ouvir repetidas vezes sobre o valor do dinheiro durante a política foi cansativo, mas tivemos que aturar, pois foi o poder quem mandou. Ele queria que atentássemos para esta tão “grande importância”, que isto o salvaria da incredulidade e, Potiraguá salvar-se-ia da miséria.
O governo teria suas tendências de volta, que eu voltaria a acreditar que ele um dia poderia ser bom, que seu índice de rejeição popular se tornasse ao contrário.
Mas se deu mal...
Esta sua atitude mercenária nos levou a provar mais uma vez que dinheiro não é tudo, mas seríamos injustos se afirmássemos que também não é nada, eu sei. O seu índice de rejeição tornou-se ainda maior depois da sua campanha em 2010. O dinheiro não é tudo!
Esta é a grande prova que além do dinheiro, há o necessitado, o desprovido, o ser humano.
O prefeito de Potiraguá, o Homem de 5 Milhões de Reais, desacreditado por si só, agora se vê demitindo as suas próprias colunas, os degraus que fizeram de si uma escada para o seu ego.
Mais de 50 funcionários foram demitidos, colocados pra fora da prefeitura, punidos pela empáfia da intolerância, pela avareza da promessa ou por apenas um mero interesse (eleitor forma mais eleitores).
Fazendo parte deste rol, unidades de saúde foram fechadas, técnicas em enfermagem foram demitidas, piorando ainda mais o terror da saúde pública do município.  Foi praticamente vetado o auxílio aos estudantes, que se valiam da reposição do valor das passagens de ônibus.Este repasse agora, só é válido para quem declarar situação de pobreza.
Para refletir: Enquanto um vem e agradece, o outro vem e não compadece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.