sem moderação

sem moderação

quarta-feira, 19 de maio de 2010

POTIRAGUÁ PRECISA ACORDAR!

Por Profº Júnior Santana...

Gostaria de homenagear aqueles que construíram e lutaram pelos ideais socialistas no nosso município, em especial o senhor Gentil, homem trabalhador, integro, humilde e acima de tudo firme nos seus ideais, ele representa a dignidade do cidadão Potiraguaense, a luta de classe e o mais puro exemplo do que é preciso perseverar.Por tudo isto gostaria de fazer esta homenagem a este homem.
Encontramos hoje em Potiraguá uma administração burocrata, lenta que só pensa em bens materiais, em carros etc. Ao invés de comprar inúmeros carros e locar mais tantos outros, diga-se de passagem, nunca beneficiando aos moradores do nosso município precisamos sim é de um projeto voltado para o social, que todos sejam beneficiados, sem exceção, ou seja, projetos de inclusão social.
Precisamos em Potiraguá de uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável que procura integrar valores inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável em processos de aprendizagem com o intuito de encorajar mudanças de comportamento do jovem. Para tanto precisamos de projetos culturais para jovens da nossa região que tenha o objetivo de promover projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais .
Precisamos de saneamento básico, ruas calçadas, transporte escolar de qualidade. Não deixar alunos viajar em cima de caminhão ou mesmo a pé e ao mesmo tempo deixar um ônibus doado pelo Governo LULA guardado na garagem. Isto é um falta de respeito ao cidadão do nosso município que hoje se encontra refém a inoperância de um gestor burocrático, acomodado e sem compromisso de lutar pelos anseios de seus munícipes.
Potiraguá que antes era chamada cidade jardim encontra-se com praças abandonadas, a rodoviária que outrora era o cartão postal do nosso município está abandonada entregue ao esforço incomensurável do senhor Jesuino que tenta manter vivo aquele que podemos chamar de antigo cartão postal de Potiraguá.

É simples não dizer “NÃO” à comunidade de Potiraguá, basta não ir ao ambiente de trabalho (prefeitura).É isto que o nosso gestor está fazendo não tem contato com a sua comunidade, não houve os anseios dos mesmos. Em contrapartida, como é que ele vai saber das dificuldades e problemas que acarretam Potiraguá? Por isto o nosso sofrimento.
A zona rural está agonizando pedindo socorro, sem estradas para aqueles que ali moram bem como para o escoamento dos produtos ali produzidos, é preciso em muitos lugares que o acesso seja feito em lombo de burro. Nem na época dos saudosos, ex prefeitos Sr Gil, Jovino Oliveira, entre outros, que os recursos eram tão difíceis a situação não era caótica como se encontra hoje, estes sim foram os pioneiros e construtores do nosso município.
Não se concerta caçamba para não favorecer a comunidade mais pobre, para não gastar óleo diesel, não loca veículo do município, mas favorece a uma empresa viação Itororó com a contratação de 3 uno mile com valor superior ao que era contratado aqui mesmo.
Estes mistérios terão de ser elucidados, entre outros que com certeza iremos divulgar.Para conferir algumas destas observações basta buscar o site http://www.potiragua.ba.io.org.br/.

4 comentários:

  1. Júnior

    Li o seu texto e não pude deixar de comentá-lo. A sua homenagem ao nosso querido Gentil foi uma atitude louvável, mas nem todo o texto tem esse teor. Não me pronuncio aqui por partidarismo ou paixão política e sim pela verdade. Pois bem: quando você diz que a admnistração é lenta não deixa de ter uma parcela de verdade. Mas por que não dizer os motivos dessa lentidão? Só alguns exemplos: reorganizar (sendo otimista) toda a prefeitura, pagar as inúmeras dívidas deixadas pela administração passada, adquirir certidões para deixar o município adimplente...
    Você já trabalhou em administração pública e sabe que só um município com o nome limpo pode evoluir e fazer tudo o que você reivindica. Quanto ao ônibus que você quis deixar bem claro que foi LULA que deu, isso é a mais pura verdade. Mas você tentou ao menos investifar porque está na garagem? Acesse a internet e vai descobrir que o repasse para pagá-lo ainda não chegou e que mesmo não sendo oriundo de recursos próprios se o município estivese inadimplente ele não viria, minto?
    Entendo você como cidadão potiraguense que se preocupa com a sua cidade, mas apontar o prefeito como culpado dos problemas que há muito tempo existem no nosso município não me parece muito sensato. Muita coisa já vem sendo feita, talvez muitos olhos não queiram enxergar. As notícias para esse município são muito boas. Aguarde que as suas solicitações (se é que podemos chamar assim) vão ser atendidas.
    Torça pela cidade que você mora que já ajuda bastante.

    Nada pessoal.

    Abraço e paz

    Izis Thame

    ResponderExcluir
  2. Professor Junior
    Quando residia em Potiraguá, acompanhei seu trabalho como secretário de Obras, que por sinal deixou muito a desejar, e olha que segundo informações tinha chances de fazer muito por nossa cidade. O que não consigo entender é o porque da tanta mágoa com Dr. Olyntho, você como filho da cidade e que aspira tenho certeza um cargo eletício na nossa cidade, se continuar torcendo para as coisas não darem certo, não vai consegui chegar a lugar algum. Veja com quem você supostamente está se aliando, todos aqueles que na gestão fatídica de Salvador saqueou o nosso município (Dalzão, Chico Lambada, Jair Damásio, Fernandinho, Arivaldo, Caprini, Salvador, Edvaldo Cardoso, Mariza, Andrezinho, etc). Eu não creio que você gosta de potiraguá, pois torce descaradamente para as coisas darem errado, mas creio que com Dr. Olyntho e sua equipe, coisas boas acontecerão em Potiraguá. Já tive notícias daí, que sairá a reforma da Vaquejada, a construção de uma nova Rodoviária, Calçamentos, Mercado e açougue de itambé, mais uma creche municipal. Isto sim é pensar no município. Não torça contra nosso municipio apenas por uma vaidade política. Sei também que você tem condições de morar em uma outra cidade mais desenvolvia, e os que não podem? como ficam? pense nisto.

    Deus de abençoe.

    Rui Barbosa

    ResponderExcluir
  3. José de Santana Júnior28 de maio de 2010 às 14:22

    Olá Izis !

    Fico grato pelos comentários e pela sua atenção. Na verdade esta atitude (atenção) é o que mais esta carente a nossa administração.
    Quando citei a lentidão na administração e você concordou em parte, é o que todos nós da comunidade percebemos. Se existe alguma causa para tanto então cabe a secretaria de comunicação publicar os motivos de forma clara, hábil e conclusiva.
    Como você mencionou, participei sim de uma administração no passado, me orgulho de ter prestado este serviço com muito empenho e dignidade.
    Por ter atuado nesta área percebi que é preciso fazer muitas reflexões antes e depois de atuar, pois, os resultados nem sempre são os esperados. Principalmente quando estamos trabalhando em prol de uma comunidade carente e heterogênea.
    Quanto às dificuldades de uma administração é claro que é compreensível por um determinado tempo, não tão longo. Já percebemos que há muitos meses atrás o caixa da Prefeitura está com um superávit considerável e o cidadão carente não pode ser penalizado por um simples desejo de quem conduz o município, as decisões têm que ser compartilhada.
    Foi bom este contato, com respeito e mostrando que somos potiraguaenses conscientes e apesar de algumas divergências de pensamentos, o que é natural, estaremos sempre pensando em um Potiraguá mais justo e direcionado para aqueles que mais precisam. Estaremos juntos torcendo sempre.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. José de Santana Santos Júnior28 de maio de 2010 às 14:30

    Grande Rui Barbosa!
    É um prazer trocar algumas idéias sobre Potiraguá, mesmo você estando distante. Na verdade não tenho nada contra o gestor de nossa cidade, porém como cidadão livre que somos temos o direito de divergir de idéias e pensamentos e atitudes.
    Por está vivendo o dia a dia em nossa cidade acredito que posso fazer uma melhor análise do que o senhor. Uma administração não vive só de obras, e, diga-se de passagem, estamos torcendo para que elas realmente aconteçam, será mérito do gestor pelas suas conquistas.
    Quanto a pretensão por cargo eletivo e em relação às alianças políticas vejo que o senhor está realmente distante da nossa cidade, como disse antes somos cidadãos livres com direito e liberdade de expressão e tenho a certeza que as pessoas mais conscientes deverão se expressar de maneira coerente, respeitosa e digna só assim ajudaremos na construção de um Potiraguá melhor.
    Todas minhas criticas ao governo atual foram construtivas respeitando a todos que integram a equipe.
    Como sugestão o senhor deveria oportunamente sugerir algo de bom também ao nosso município, nós potiraguenses precisamos aprender a exercer o nosso direito de cidadania que nos dá a liberdade de discutir os nossos verdadeiros problemas.
    Quanto a minha participação no governo anterior, na verdade concordo que poderia ter contribuído mais, porém, garanto ao senhor dentro do que me foi dado a oportunidade de atuar e desenvolver o meu trabalho, tenho a plena convicção de que tentei fazer o melhor.
    Caro Rui Barbosa, é preciso que venha com freqüência a nossa cidade, precisamos juntos verificar em loco as verdadeiras apreensões da nossa comunidade. Vai ser um prazer ter o senhor por perto ajudando a desenvolver o social do nosso município.
    Um grande abraço e muito obrigado pelos comentários. Acredito que só poderemos construir algo sólido através do debate respeitoso e construtivo.

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.