sem moderação

sem moderação

sábado, 16 de outubro de 2010

IBGE declara: Potiraguá ficou menor.

A menos de 15 dias de finalizar o Censo 2010, o IBGE afirmou que 92% da população já participou do recenseamento e que o trabalho será concluído no prazo, dia 31 de outubro. Até as 18h desta sexta-feira, os recenseadores haviam visitado 52,9 milhões de domicílios, totalizando 176,3 milhões de pessoas.
Do total de 5.565 municípios brasileiros, em 3.054 o trabalho foi concluído. Segundo o IBGE, a coleta dos dados está mais atrasada nos Estados da Bahia e Amazonas, onde 89% da população foi recenseada.
Os Estados com percentuais mais adiantados são Tocantins (aproximadamente 100% da população recenseada), Paraíba (99%), Rondônia (98%) e Sergipe (98%). Em São Paulo, 91% da população participou do Censo 2010.
Em Potiraguá a coleta dos dados trouxe uma informação assustadora, porém convincente: a contagem da população que era de 10.350 habitantes em 2008, passou para 9.656 em 2010.
Moradores do município acreditam que o principal fator responsável pela queda é a constante emigração de famílias para outras cidades à procura de emprego e melhor condição de vida.
Consideram-se também o número de pessoas que cursam faculdade presencial e a instabilidade comercial.
Ressaltamos que esta informação ainda pode ser alterada até o final do prazo estabelecido.
A coleta dos dados do Censo 2010 começou no dia 1º de agosto. Segundo o IBGE, cerca de 191 mil recenseadores estão fazendo a coleta de informações para o 12º Censo Demográfico do Brasil, o primeiro totalmente informatizado. Até 31 de outubro, eles visitarão cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios brasileiros.
O prazo para encerrar a coleta dos dados do Censo é dia 27 de outubro, depois será publicado no Diário Oficial da União no dia 3 de novembro e 27 de novembro os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com base na população são calculados os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Dados

O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos, segundo o IBGE. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELA MATERIA INFORMATIVA E MUITO ÚTIL!!
    PENA QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS NAO SE INTERESSAM PELO QUE ACONTECE EM NOSSO "SOLO".


    "DEUS CUIDE DA NOSSA NAÇÃO DE NOSSA GENTE"

    *ANÔNIMA CONSCIENTE*

    ResponderExcluir
  2. Quando trabalhei no censo de 2007, toda a equipe foi criticada alegando que a população de Potiraguá era superior a 13 mil habitantes, agora veio a confirmação da população real do município. Parabéns a todos os colaboradores dos censos 2007 e 2010, fizemos parte da verdade e não dos desejos dos governantes.

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.