sem moderação

sem moderação

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Moradores de Itaimbé (Coréia) mobilizam Potiraguá com protesto à falta de Segurança Pública.


Grande manifesto aconteceu com carreata e passeata nesta manhã de sexta-feira, dia de abertura da festa da cidade.
Os manifestantes protestavam contra a morte do guarda da segurança pública “Piaba”, que foi assassinado no distrito na última quarta-feira (31) à meia-noite, quando o mesmo ainda se encontrava em plena atividade da guarda.
Como já foi publicada aqui neste blogger, a falta de segurança pública é o que mais tem sido reivindicado e discutido nos últimos anos pela população, vereadores e imprensa. Pauta que acelerou ainda mais nos últimos dias.
Os distritos de Itaimbé e Gurupamirim vivem sem efetivos da corporação da polícia militar e civil há dois anos e meio, precisamente deste o início do mandato do atual gestor Olyntho Alves Moreira, que de acordo a opinião do legislativo, é o grande responsável pelo descaso.
A mobilização chamou a atenção da comunidade pela atuação dos manifestantes em frente à Prefeitura Municipal e em frente à casa do prefeito com discursos alusivos à falta de segurança.
Neste ato, vereadores e moradores e familiares da vítima “Piaba” participaram com discursos emocionantes e de indignação.
Em seguida a manifestação de protesto deu continuidade no Parque de Vaquejada e depois na BA – Potiraguá-Itapetinga, onde colocaram fogo em pneus, interditando a passagem dos automóveis que pretendiam circular pela localidade.
A cidade paralisou-se para assistir os discursos e a queima de pneus.
Além da indignação da população contra a falta de intervenção do prefeito na segurança pública nos distritos, razão pela qual este pai de família, trabalhador, funcionário público e destemido em favor daquela comunidade veio a ser vítima fatal de bandidos, Itaimbé se revoltou ainda mais pelo silêncio do mesmo que, não prestou nem ao menos os seus pêsames aos enlutados, familiares e a sociedade.
AS FOTOS ESTÃO SOB OS DIREITOS DO POTIRAGUÁ EM FOCO. 

9 comentários:

  1. SINTO MUITO PELA FAMILIA. MAS, ESTA MANIFESTAÇÃO É PURA E SIMPLISMENTE " P O L I T I C A G E M".

    ResponderExcluir
  2. Tá de parabéns pela cobertura....Um reporte tem que ser agil e imparcial...Assim com essa noticias cada vez mais os blogueiro ganha mais foça pra mostrar a realidade da vida como ela é..

    ResponderExcluir
  3. É impressionante vermos como a situação política nos cega, pois é muito fácil agora dizermos que é politicagem um fato como este que se torna tragico por conta de uma situação desde 2009,"A FALTA DE POLICIAMENTO NOS DISTRITOS", seria mais prudente dizermos que "ESTA MANIFESTAÇÃO É PURA E SIMPLISMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO DE REPÚDIO A INSENSIBILIDADE A ATUAL GESTÃO".

    ResponderExcluir
  4. POLITICAGEM?? Porque não foi você quem sentiu na pele a perda de um familiar ou amigo por conta do descaso da administração pela segurança nos distritos. Claro que há uma pitada de política, não deixa de haver. Mas a maioria que estava ali estava por causa do que aconteceu e poderá acontecer de novo, se a prefeitura não tomar providência. Não entendo como você pode ser tão insensível a ponto de dizer uma asneira como essa, ou seja, dizer que a manifestação que houve hoje foi "pura politicagem".

    ResponderExcluir
  5. Realmente não podemso dizer que foi só politicagem... os fogos mostravam que o vereador da coreia que tinha pavor do nobre guarda eque teve uma fatidica morte vem ser lembrado que falta segurança. será que os fogos eram mesmo para o protesto ou era de felicidade em "CIGANO"... PARABÉNS PELO SEU DISCURSO MOSTROU QUE ESTÁ REALMENTE SATISFEITO.

    ResponderExcluir
  6. seria bom q esse tal de cigano fosse investigado também!!,pois Piaba era seu principal disafeto, e era do conhecimento de todos não era verado Cigano[
    quantas vezes Cigano deu queixa de Piaba ou prefeito Salvador,para proteger seus cupilos,!!!hum, agora depois que ele morreu tornou seu amigo foi]~!!!
    um lamentga amorte outro se gloriam, e estavam na manifestação de púra fasidade!!
    quanto a esse blogueiro malcaráter,diz q é imprenssa,ñ sabia q uma pessoa q ñ tem nem o segundo grau pode se considerada de imprenssa,
    como sadraque gosta de desmoralização,quer desmoralizar aqueles q estudam uma faculdade de jornalismo!!!!srsrsrrsrsrrsr

    ResponderExcluir
  7. Concordo com os dois ultimos comentarios, o maior beneficiado na morte desse pobre coitado é o vereador cigano, pois que eu saiba eles dois não si davam muito bem,e olha que eu sou oposição atual admistração, e de uma certa forma existi um pouco de politica nesse caso, mais isso ai deixaremos para o povo decidir 2012 vem ai, espero que dessa vez não votaremos errado outra vez, eu digo votaremos pois eu infelizmente votei errado tanto para prefeito quanto a verador, ja num caso desse assassinato a policia deveria investigar esse palhaço que si diz vereador Jose carlos, vulgo (cigano), ele deve ter algo a falar, e como tem pois quem ganhou nesse caso foi ele. Espero que poste esse comentario...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos comentaristas.
    Se a oposição tentou tirar proveito da manifestação popular, o prefeito se encontra no mínimo sufocado, porque quem estava lá foi toda esfera de lideranças políticas de Itaimbé. Quer dizer: Infelizmente somos governados por um prefeito que teve a minoria dos votos e que a sua oposição é o próprio município! Já que quase toda a população estava lá.
    Confesso que a liderança e aliados do maior partido de Potiraguá, a majoritária, o PT, não sabia da programação.
    A redação do Potiraguá em Foco compareceu no local, minutos depois do começo, quando alguém do Grupo do PT, com dúvidas, disse: Parece que está acontecendo uma manifestação pública realizada pela população de Itaimbé. Você deveria ir lá conferir e fazer uma cobertura jornalística.
    Imediatamente me desloquei para o local e terminei chegando atrasado.
    Outra vez repito: Quem estava lá foi toda frente de lideranças políticas de Itaimbé. Quer dizer: Foram unânimes.
    Podem falar de mim. Eu adoro! E sei que sou uma coluna forte e firme. Sou um calo...

    ResponderExcluir
  9. Faço faculdade de Jornalismo, mesmo assim achei de grande repugnância o comentário do anônimo que diz que o blogueiro desmolariza os estudantes da área. Não me entende? Explico-lhe, é fácil. A cultura política dos brasileiros e, concomitante, dos potiraguenses é retratada pelo termo “déficit democrático”, usado pelo pesquisador americano Anthony G. Wilhelm. Seria o descrever do interesse dos cidadãos em assuntos políticos, um interesse bem precário. O conceito de “déficit” surge da ideia de que a democracia deveria ser satisfatória a alguns requisitos tidos como fundamentais, sugeridos pelos professores de comunicação Erick Bucy e Kimberly Gregson; mas isto não vem sendo a realidade, inclusive em Potiraguá, claro.
    Vejo aqui alguns comentários sem base e é justamente o primeiro requisito de Bucy e Gregson que diz ser necessário um maior grau de conhecimento para que o cidadão fosse capaz de plena compreensão dos assuntos políticos, habituado para questões e argumentos referente ao âmbito. O que parece aqui é que os leitores se refugiam no sensacionalismo, arma barata para disfarçarem sua falta de instrução. Idiotice se acomodar com os paradigmas da precária cidadania. A verdade é que há marginalização do papel do cidadão; a impressão é que para exercer com mais facilidade a missão democrática é preciso "profissionalização", especializar-se diplomaticamente em um tipo de “cidadão ativo” – o que vai de encontro à essência da democracia -. Pensar assim é sustentar o status quo e o "déficit dmocrático", de maneira que deve existir profissionalização dos representantes políticos, dos agentes de pressão – como os jornalistas – e ainda da própria sociedade civil, como na formalização das ONGs, o que gera a sensação de ineficácia dos “cidadãos comuns”, implicando na decadência da participação cívica. Sou a favor da exigência do diploma para jornalistas, mas isto não significa que qualquer cidadão não possa ter sua participação política nas sociedades democráticas, inclusive usando da comunicação.
    Então, meu pai, admiro sua postura como cívico e sei que está ciente de que: "os que confrontam o senso comum despertam indignação naqueles que vivem na inércia".

    Abraços!

    ResponderExcluir

Faça do seu comentário uma grandeza diante dos nossos problemas municipais, familiares, sociais, humano e desumano. Seja autêntico e resista as más intenções contra a humaniddae.